PAINEL DE LICENCIATURA

Coordenadora dos Trabalhos de Conclusão do Curso de Licenciatura: Profa. Dra. Vera Lúcia Bertoni dos Santos

RÁDIO: palco do radioator
Autoria: Daiane Oliveira Guimarães Krug
Orientação: Profa. Dra. Mirna Spritzer
O trabalho propõe um mergulho na história da radionovela, em sua construção e estrutura, e reflete sobre o trabalho do radioator, analisado através da gravação de um episódio de radioteatro, recosntruído numa oficina focada na vocalidade do ator.



A TÉCNICA VOCAL DO CANTOR APLICADA AO TRABALHO DO ATOR: uma reflexão sobre a preparação vocal de "Docemente Pornográficos"
Autoria: Douglas Carvalho
Orientação: Profa. Me. Celina Alcântara
O trabalho enfoca o processo de criação do espetáculo intitulado
"Docemente Pornográficos", no qual o pesquisador desenvolve, além do trabalho de ator, a função de preparador vocal do elenco. A partir da análise das formações vocais dos atores da peça, pretende-se observar aspectos que contribuíram para a aquisição de uma voz cênica e para a utilização de uma técnica vocal para o canto.

O TEATRO E A INTERDISCIPLINARIDADE: uma experiência escolar
Autoria: Eduardo Engers
Orientação: Prof. Dr. João Pedro Gil
O trabalho surgiu a partir de um projeto desenvolvido no Colégio Salesiano Dom Bosco, que tinha como proposta unir as disciplinas de ciências, português e teatro, com o objetivo comum de alcançar uma aprendizagem mais qualificada e estimulante.




IMAGINAR, ILUMINAR E COMUNICAR: ressignificando a linguagem visual na escola
Autoria: Fabiana Bezerra dos Santos
Orientação: Prof. Dr. João Pedro Gil
A pesquisa aborda o trabalho de alunos de uma escola pública, com as imagens que o espaço escolar oferece, buscando ressignificá-lo através da iluminação, um elemento fundamental da linguagem visual do teatro.


O TEATRO COMO PROTAGONISTA NA RESSOCIALIZAÇÃO DE JOVENS EM CONFLITO COM A LEI
Autoria: Izabel Cristina da Silveira
Orientação: Prof. Dr. João Pedro Gil
Diante da impotência gerada por um sistema prisional enfraquecido, sem políticas governamentais eficientes para o processo de reintegração social, surge o teatro como ação mobilizadora e transformadora. Quando a arte passa a ser vista como um sensível ponto de ligação entre o indivíduo e o mundo que o cerca, o que antes era despercebido passa, então, a ser sentido. O trabalho propõe-se a analisar e investigar o papel socializador do teatro, como manifestação artística, em um contexto sócio-educativo. Para tanto, parte-se de um estudo prático-teórico a partir de oficinas desenvolvidas dentro de uma Instituição Prisional com adolescentes cumprindo medidas sócio-educativas.


O CLOWN INVISÍVEL
Autoria: Ítalo Cassará
Orientação: Profa. Dra. Vera Lúcia Bertoni dos Santos
O objetivo central do trabalho é utilizar pedagogicamente as técnicas do clown, em especial as que fazem parte do repertório do grupo de teatro francês Caravane Théâtre, no desenvolvimento de uma metodologia que favoreça a aprendizagem do teatro em sala de aula, com vistas ao aprimoramento do aluno na arte do ator.

OLHARES INFANTIS: a criança como espectador teatral
Autoria: Larissa Santos Tavares
Orientação: Profa. Dra. Vera Lúcia Bertoni dos Santos
Os estudos que dizem respeito à recepção teatral e ao espectador têm suscitado o interesse da autora no decorrer da sua graduação em Licenciatura em Teatro, especialmente a partir de 2009, quando passa a atuar como Bolsista de Iniciação Científica, vinculada à pesquisa intitulada História e Perspectivas do Teatro em Porto Alegre, orientada pelo professor Dr. Clóvis Massa. No trabalho desenvolvido durante sua pesquisa, a autora buscou ouvir relatos de alguns sujeitos a respeito de espetáculos teatrais assistidos na capital. Tais relatos traziam memórias de experiências desses espectadores ainda na infância e, por vezes, eram reproduzidos com grande carga emotiva, o que a motivou a voltar seus estudos aos Olhares Infantis em relação ao teatro. Assim, utilizando-se de entrevistas em profundidade, através das quais é possível observar de que maneira os espetáculos teatrais afetam as crianças, a pesquisa busca compreender de que modo são reproduzidas as memórias da cena e como se dá a construção do sentido para o espectador.



O ÉPICO, A TECNOLOGIA E O SENSÍVEL: uma experiência entre diferentes narrativas e o teatro
Autoria: Milena Mariz
Orientação: Profa. Dra. Mirna Spritzer
O trabalho analisa a experiência realizada no Estágio de Docência I, no Colégio de Aplicação da UFRGS, com os alunos do Ensino Fundamental, onde a experimentação com as linguagens do épico teatral, da contação de histórias e da televisão convergiram para um resultado cênico. A utilização de um conto da antiga mitologia nórdica chamado Pele de Foca, pele da alma, colocou em questão a utilização da palavra, reconduzindo as narrativas contemporâneas da cultura de massa para um reencontro com a ancestralidade do verbo que dá forma a tudo que existe. Durante o processo, os alunos puderam refletir sobre o uso da palavra enquanto construtora de realidades no mundo, estabelecendo relações com suas vidas e memórias.


VIGOTSKY, O JOGO E A CONSIGNA: problemas no ensino e aprendizagem de teatro
Autoria: Paulo Brody
Orientação: Prof. Dr. João Pedro Gil
O trabalho se propõe a estudar a escola sócio-interacionista da psicologia russa (ou seja, Vygotsky e seus seguidores), especialmente a questão do jogo e sua relação com a aprendizagem, para estabelecer relações entre as descobertas destes pesquisadores e o fenômeno do ensino e aprendizagem do teatro. A partir dessas relações, a pesquisa problematiza a questão do emprego de consignas (ou, como são mais comumente chamadas, orientações) por parte do professor de teatro, de modo a analisar até que ponto as contribuições da teoria vigotskiana podem repercutir de maneira favorável nas práticas das aulas de teatro.


EXPERIÊNCIAS DOS BOLSISTAS DO SUBPROJETO TEATRO/PIBID DA UFRGS NO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO GENERAL FLORES DA CUNHA
Autoria: Priscila da Silva Correa
Orientação: Profa. Dra. Vera Lúcia Bertoni dos Santos
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é uma iniciativa da CAPES/MEC, que promove a qualificação da formação profissional de professores a partir da interação entre licenciandos bolsistas de diversas áreas e universidades e a realidade escolar da rede pública estadual de ensino. Neste sentido, o trabalho se propõe a avaliar o Subprojeto Teatro da UFRGS, sediado no Instituto de Educação General Flores da Cunha (IE), em Porto Alegre, através do mapeamento das suas ações junto ao núcleo teatral da escola (TIPIE), e de reflexões acerca de suas atividades pedagógicas e da experiência dos bolsistas na relação com a comunidade escolar do IE.

ADOLESCÊNCIA E(M) TEATRO: um estudo da recepção teatral dos adolescentes em relação ao espetáculo “Adolescer”
Autoria: William Fernandes Molina
Orientação: Prof. Dr. Clóvis Dias Massa
O trabalho tem por objeto de investigação um espetáculo teatral gaúcho “Adolescer”, em cartaz há nove anos, direcionado aos espectadores adolescentes. Trata-se de um estudo qualitativo que analisa, por meio das impressões e da recepção do público em relação à peça, os elementos constituintes da montagem para averiguar os aspectos que conferem sucesso ao espetáculo. O estudo desenvolve-se com base em teorias da recepção teatral, da relação espectador-espetáculo e da pedagogia do espectador. A adolescência mostrada na peça, a adolescência vivida nas realidades dos jovens e as inter-relações resultantes do processo de recepção teatral são os fatores motivadores do trabalho.


A CONTRIBUIÇÃO DO TEATRO NA ORGANIZAÇÃO SOCIAL "LEVANTE POPULAR DA JUVENTUDE"
Autoria: Janaita Hartman
Orientação: Profa. Dra. Silvia Balestreri Nunes
O projeto traz para a reflexão a prática do teatro na organização social "Levante Popular da Juventude", analisando de que forma os recursos do teatro contribuem com os objetivos políticos do Levante, de organização e formação da consciência da juventude. Tendo o teatro como uma ferramenta de "agitação e propaganda" e pedagógica, na medida em que contribui no processo de conscientização social e política dos seus envolvidos, o objeto principal da pesquisa é a intervenção cênica, em homenagem aos dezenove agricultores Sem Terra assassinados no Massacre de Eldorado dos Carajás, no Pará, em abril de 1996. A intervenção cênica é realizada pela organização desde 2008, no mês de abril, em diversos espaços centrais e públicos da cidade de Porto Alegre.

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